Terceirização de frotas, o que é, quais as vantagens e porque fazer

A terceirização de frotas é um contrato de locação de veículos de longo prazo, geralmente acima de 12 meses. Junto com os veículos a empresa terceiriza diversos serviços agregados que otimizam a gestão que seria feito internamente com uma frota própria.

Ao terceirizar a frota de veículos, a responsabilidade por serviços como assistência 24 horas, manutenções preventivas e corretivas, documentação, gestão de sinistros, central de atendimento, bem como por manter uma rede credenciada de reparadores por diversos estados, é da empresa contratada.

O que determina o contrato de terceirização de frota é o tempo e não a quantidade de veículos locados. É possível ter apenas um carro terceirizado, desde que respeite as características do serviço, como o tempo. Um exemplo dessa situação seria uma empresa que precisa de um veículo executivo para o presidente ou algum executivo da empresa.

Os veículos terceirizados são zero quilômetro, pois geralmente é adquirido para atender ao contrato. A escolha do modelo e da marca do veículo, sua utilização, como quantidade de quilometragem rodada no mês e praça de rodagem, é feito em conjunto com o cliente, buscando sempre o melhor custo benefício para sua necessidade e respeitando suas preferências.

Além da vantagem de redução de custos, a terceirização de frota possibilita que a empresa possa manter a frota sempre produtiva e disponível, com opção de contratar veículo reserva ou dedicado, conforme necessidade. Situação que seria mais difícil sustentar com uma frota própria.

Existem diversas vantagens ao terceirizar a frota de veículos da sua empresa, confira no detalhe mais algumas:

 

Redução e otimização de custos

O primeiro impacto é na otimização dos investimentos da sua empresa. Optar por investir o montante que seria utilizado para adquirir uma frota de veículos próprios, bem como sua manutenção e custos indiretos, na expansão ou melhorias do seu próprio negócio é muito mais vantajoso.

A terceirização de frotas é a solução ideal para quem deseja compor uma frota de veículos na empresa sem mobilizar capital para isso nem contratar equipes ou estruturar departamentos internos para administrá-la. Todas as questões da gestão dos veículos passam a ser de responsabilidade da locadora.

Além disso, existe uma ótima possibilidade de obter benefício fiscal, pois o valor gasto com locação de veículos pode ser deduzido do Imposto de Renda, dependendo do enquadramento fiscal da empresa. Impostos como IPVA e licenciamento também são diluídos nas mensalidades ao longo do contrato, evitando ter que investir um valor alto para pagamento do imposto em um curto período.

 

Previsibilidade de despesa

A melhor forma de controlar o caixa da empresa é saber quais são suas despesas ao longo dos meses. Na terceirização de frotas é firmado um contrato com uma tarifa mensal fixa, o que possibilita planejar adequadamente o pagamento com poucas variações financeiras. Dessa forma sua empresa consegue ser mais eficiente ao projetar os custos em longo prazo e aplicar melhor seus recursos.

 

Gestão da frota

A empresa terceiriza sua frota e com isto diversos serviços que estão relacionados à administração dos veículos como, controle e realização das manutenções programadas, tratativas das manutenções corretivas ou reparos, gestão de sinistros como acidentes, roubos e furtos, etc., documentação e legalização dos veículos, assistências 24 horas, gestão de fornecedores em diversas regiões, entre outros. Tudo é de responsabilidade da locadora.

 

Aquisição, renovação e venda

Toda a burocracia relacionada à negociação e aquisição da frota de veículos diante das montadoras é de responsabilidade da locadora, bem como a documentação para emplacamento e liberação do veículo no local acordado. Ainda é possível personalizar os veículos de acordo com a necessidade a empresa e serviço contratado, como adesivagem.

Além disso, a renovação da frota também é de responsabilidade da locadora, bem como a venda dos veículos desmobilizados. Sua empresa não perde com a desvalorização da frota e nem precisa se preocupar em vender seus ativos. Apenas em receber os novos veículos prontos para rodarem.

 

Focar na atividade-fim

O principal objetivo da terceirização de serviços é justamente repassar responsabilidades a outros especialistas em uma área diferente da atividade principal da própria empresa. Sendo assim, diminuir custos e investimentos com uma atividade que não é a principal, mas auxiliar e importante para a logística do negócio, é a maior vantagem possível.

Na terceirização de frotas sua empresa não precisa se preocupar com toda gestão do negócio de veículos, pois essa função será de responsabilidade da locadora e a empresa precisará se preocupar apenas em ter sua logística funcionando 100%, em sua estratégia de negócios e na melhor forma de investir seu dinheiro e tempo, com foco na sua atividade-fim.

 

Quer ver um exemplo de terceirização da frota aplicada ao cenário da sua empresa? Entre em contato com nossos consultores e confirme essas vantagens: comercialfrotas@mistercar.com.br